A Compesa adiou para o dia 5 de agosto a operação de recadastramento de 283 mil clientes inscritos atualmente na Tarifa Social. O processo seria iniciado nesta sexta-feira (15), mas foi adiado em virtude do deslocamento de um grande contingente de técnicos da empresa e de profissionais terceirizados para o cadastramento dos clientes das cidades atingidas pelas enchentes, ocorridas em junho.
Segundo a diretoria Comercial da Compesa, toda a equipe da Gerência de Cadastro da Companhia foi mobilizada para atuar no interior, onde está, desde o começo do mês, reorganizando o cadastro dos clientes dos 39 municípios atingidos pelas chuvas, inclusive nas cidades onde a empresa não opera os sistemas de abastecimento de água.
Ao todo, estão espalhados cerca de 100 profissionais nos municípios atingidos, que estão incumbidos de identificar os imóveis destruídos pela enxurrada, classificá-los de acordo com os danos causados e, também, cadastrar os moradores desses imóveis. Além disso, posteriormente, será realizada a atualização cartográfica dessas áreas, assim como o censo comercial de todos os clientes onde a companhia opera os sistemas de abastecimento de água.
CADASTRAMENTO
O objetivo de realizar o cadastramento de clientes, segundo a Compesa, além de identificar aqueles que têm direito a se enquadrarem na Tarifa Social (questão social), é o de aumentar os níveis de adimplência nos 172 municípios operados pela Compesa. O último recadastramento da tarifa social ocorreu em 2007. Toda uma estrutura será montada para atender os clientes em um dos 113 pontos de atendimento espalhados pelo Estado.
Cerca de 350 mil famílias devem ser atingidas. Elas terão o direito de pagar a tarifa de água mais barata e a isenção da taxa de esgoto onde existem redes coletoras operadas pela Compesa. O cadastramento serve para ampliar o número de famílias ou cancelar clientes que, por ventura, não tenham mais direito ao benefício por deixar de atender algum dos critérios exigidos.
A intenção da Compesa é de regularizar a situação de quem tem direito à Tarifa Social, onde a taxa de adimplência chega a 96%, ou seja, quase todos os clientes considerados baixa renda pagam a conta em dia. Os clientes da Tarifa Social foram beneficiados recentemente com a redução de 41,58% na conta de água, já autorizada pela Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe). Com isto, terão direito, a partir da conta do mês de julho, à redução de R$ 8,56 para R$ 5,00. Estes consumidores também estão isentos da cobrança da taxa de esgoto, benefício concedido pelo governo do Estado.
TARIA SOCIAL
Para ser enquadrado na Tarifa Social, é necessário que o consumidor atenda a cinco critérios básicos: possua renda familiar mensal de até um salário mínimo, seja morador de imóvel com área de até 60 metros quadrados e beneficiário de algum Programa de Proteção Social do Governo Federal. Além disso, é preciso que o consumo médio de água seja de até 10 metros cúbicos por mês e o de energia elétrica seja de até 80 kwh/s. O cliente poderá perder o direito ao benefício se tiver mais de três contas de água em atraso e se consumir mais de 10m³ por mês.
Redação do Espaço Notícias - 16 de julho de 2010
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