Pernambuco prorroga até o dia 11 a campanha de vacinação contra a gripe H1N1

A mobilização nacional de vacinação termina nesta quarta-feira (2), mas o Estado de Pernambuco decidiu prorrogar a campanha até o dia 11 de junho para todos os grupos de risco (crianças de seis meses a menores de dois anos, crianças entre dois e cinco anos; adultos de 20 a 29 anos; adultos entre 30 e 39 anos, gestantes, indígenas, profissionais de saúde e portadores de doenças crônicas).

Embora a Campanha Nacional tenha terminado, a orientação do Ministério da Saúde é que os municípios que não tenha atingido a meta de vacinação continuem com a campanha. Pernambuco atingiu a meta proposta para o Estado (80% de cobertura) em quase todos os grupos. Os adultos com idade entre 30 e 39 anos e as crianças entre dois e cinco foram os únicos grupos que não receberam cobertura satisfatória.

O Estado decidiu, então, estender a campanha para todos os grupos. Assim, quem ainda não se vacinou, terá mais uma chance. As vacinas estão disponíveis em todos os postos de saúde dos municípios pernambucanos.

“A população deve ser vacinada o quanto antes por causa da proximidade do inverno e do risco de aumento de casos da doença, já que a vacina garante imunidade no prazo de 14 a 20 dias depois da aplicação da dose”, explica a coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI-PE), Ana Catarina Melo.

As crianças que possuem entre dois e cinco anos também poderão se vacinar no dia 12 de junho, quando acontece a mobilização para a imunização da poliomielite.

IDOSOS
Os idosos que ainda não se vacinaram contra a gripe comum também poderão receber a dose até o dia 11.

CASOS DE H1N1 NO ESTADO
Pernambuco já registrou em 2010 nove casos da doença. Três deles foram fatais. Em 2009, foram registrados 154 casos da doença e seis mortes.

Informações pe360graus

Por: Gilmar Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário