Cirurgia inédita no Vale do São Francisco é realizada por médicos de Petrolina

Os neurocirurgiões de Petrolina, Antônio Marcos Oliveira e José Carlos Moura, realizaram um procedimento inédito no Vale do São Francisco. A paciente de Juazeiro, Rosenilva Barbosa, estava no terceiro trimestre de gestação e apresentou um aneurisma cerebral, doença em que um vaso sanguíneo do cérebro cresce, podendo romper e causar sangramento interno, ocasionando a morte da criança ou da mãe na maioria dos casos. Mas desta vez, ambas conseguiram ser salvas pela equipe médica.

Segundo diagnóstico realizado pelo neurologista, Antônio Marcos “a paciente apresentava cefaléia intensa e vômitos. O que seria compatível com um quadro de aneurisma cerebral”, destacou nesta quarta-feira (16) no programa Carlos Britto no Ar.

A cirurgia, que durou sete horas, foi realizada no Hospital de Urgências e Traumas (HUT)/Univasf em parceira com a equipe médica do Hospital Dom Malan/Imip Hospitalar. “Foi uma cirurgia realizada concomitantemente. As obstetras Renata Teixeira e Fabíola Ribeiro fizeram o parto cesariano e nós fizemos a neurocirurgia”, relatou.

Uma ocorrência de aneurisma cerebral durante a gravidez não é tão comum. “A literatura mostra que esta doença ocorre entre 0,01% a 0,05% de casos. E quando ocorre o índice de mortalidade é alto, 50%”, disse o médico.

Antônio Marcos ainda destacou que a opção por fazer o parto e a cirurgia ao mesmo tempo foi realizada porque “se fosse feita com a criança no ventre da mãe teríamos que usar medicamentos que iriam ocasionar danos ao feto. Se fosse realizada depois do parto a possibilidade do aneurisma aumentar seria maior”, afirmou.

Redação do Espaço Notícias - 17 de junho de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário