Macururé, aos 47 anos, no rumo do desenvolvimento

Em 1938 Macururé figurava como um dos distritos de Glórias com o nome de Bonfim. Entre o quinquênio de 1939/1943 o distrito de Bonfim passou a denominar-se Macururé. Em se tratando de emancipação política não podemos esquecer o seu grande batalhador o Sr. Diógenes Lemos de que o município se emancipasse de Glória. Para este feito ele contou com a ajuda dos deputados João Carlos Torinho Dantas e Raimundo Reis, Tendo o município sido criado através da Lei Estadual nº 1.754 de 27 de julho de 1962, D.O. De 30 de julho de 1962. E tendo como primeiro prefeito o Sr. Silvino Alves do Nascimento, o município ocupa hoje uma área de 2.108 Km², fazendo limite com os municípios de Chorrochó, Rodelas, Jeremoabo e Canudos.
O seu nome tem origem tupi-guarani e significa pegar o (ruré) peixe (macu).

3 comentários:

  1. nos dias de hoje o municipio de Macururé se encontra em uma situação estar muito pior a prefeita Silma estar acabando com a cidade ganhou a eleiçao e mora em Salvador nem sabe o que acontece na cidade se voces não tão acreditando venha a Macururé e veja você mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Estas fotos são de bens que a cidade já tinha quando ela entrou ela mesmo não fez nada na cidade nem terminou os projetos que o prefeito anterior conseguiu e nem conseguiu novos projetos pense em uma prefeita fraca.

    ResponderExcluir
  3. Pois é moro em salvador e vejo sempre essa prefeita aqui principalmente em shopping e grandes supermercados sei que ela pois meus sogros são dai,ela deveria está cuidando da cidade em vez de ficar curtindo fora da hora de trabalho em SSA,vai cuidar da saúde das pessoas pq tem gente morrendo por falta de ambulância e cuidar da falta de água pq toda vez em que vou lá não tem água,amo Macururé de coração e a população deveria ter um tratamento melhor pois eles merecem,FALEI.

    ResponderExcluir