Estudantes da Rede Estadual de Pernambuco se destacam na 23ª edição da Ciência Jovem

Estudantes da Rede Estadual se destacam na 23ª edição da Ciência JovemA 23ª edição da Ciência Jovem, Feira Internacional de Ciências de Pernambuco, promovida pelo Espaço Ciência, reuniu professores e estudantes de todos os estados brasileiros e países como México, Colômbia, Peru e Paraguai para apresentar trabalhos e projetos realizados por eles nas unidades de ensino. Foram 270 stands. Destes, 101 trabalhos eram da Rede Pública Estadual e estavam expostos em diversas categorias.

A feira tem o objetivo de estimular estudantes e professores a aprofundarem seus conhecimentos em ciência e tecnologia e os trabalhos estão divididos em cinco categorias: Iniciação à Pesquisa; Divulgação Científica; Incentivo à Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico; Educação Científica e Francis Dupuis Talentos Internacionais (categoria voltada para trabalhos científicos de outros países).

Os três primeiros lugares da categoria Desenvolvimento Tecnológico foram garantidos por escolas da Rede. Estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Augusto Gondim, localizada em Goiana, na Mata Norte do Estado, ficaram em primeiro lugar na categoria com o ECOLIMP. O projeto consiste numa máquina capaz de filtrar a água utilizada na limpeza do ambiente e possui uma vassoura integrada, facilitando o trabalho de quem precisa limpar uma grande área, como a de uma escola, por exemplo. “Estou muito feliz com o resultado! É a primeira vez que estamos participando e já estamos articulando projetos para o próximo ano. Ter essa repercussão é muito bom porque atrai os olhares para esta área do conhecimento e motiva os estudantes a buscarem mais fora da sala de aula”, comentou a professora Viviane Menezes, que acompanhou a evolução do ECOLIMP desde o início.

O grupo recebeu troféu, medalhas, um notebook para o professor, dois smartphones para os estudantes e credencial para a MILSET Latin American Expo-Sciences, realizada em julho de 2018, no Chile.

Os estudantes da Escola Técnica Estadual (ETE) Miguel Arraes de Alencar, localizada em Timbaúba, ficaram em segundo lugar na mesma categoria com o projeto AutoSaber – A maneira mais divertida de aprender. Em terceiro lugar estava Freedom: o robô guia, idealizado pelos estudantes da EREM Manoel Bacelar, de Riacho das Almas, com o objetivo de ajudar na locomoção dos deficientes visuais.

Além destes, outras escolas da Rede Pública de Ensino também foram premiadas: A ETE Miguel batista ficou em segundo lugar na categoria Educação Científica com o projeto “O fato social – Jornal de Sociologia”; No terceiro lugar da categoria Educação Científica ficou a EREM Brasilino José de Carvalho, com o trabalho “Libras para todos”; O quarto lugar da categoria Incentivo à Pesquisa foi do projeto “Transformando resíduos orgânicos em um super adubo líquido formando um NPK na escola”, realizado pela EREM Coronel João Francisco; O projeto “Drogas, tô fora!”, da EREM Armando Carneiro Leão,  ganhou na categoria Voto Popular; A ETE Prof. Lucilo Ávila Pessoa ganhou Destaque na categoria Desenvolvimento Tecnológico com o projeto “Desenvolvimento de exoesqueleto robótico para membros inferiores”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário