Na sessão desta quinta-feira os Vereadores de Salgueiro debateram temas de interesse da sociedade

salgueiro6A Câmara de Vereadores do Salgueiro se reuniu nesta quinta-feira, 23 de fevereiro, em sessão ordinária, onde foram apresentadas as seguintes indicações e requerimentos pelos vereadores:

A Vereadora Paizinha Patriota apresentou requerimento solicitando ao Exmo Sr. Prefeito Clebel Cordeiro  e ao  Secretario de Obras o Sr. Maurílio Sampaio,  para que seja realizada a conclusão do calçamento da Avenida Aurora de Carvalho Rosa no bairro da Granja Aurora. Dando sequencia as suas solicitações a mesma fez varias indicações sobre ruas que precisam ser calçadas como: Rua Santa Terezinha no Bairro Divino Espírito Santo, Rua João Alves de Marins no Bairro Granja Aurora de Carvalho Rosa, Rua Antonio Pereira de Lima no Bairro Primavera, Rua Santa Joana D’arc no Bairro Divino Espírito Santo e Rua Domingos de Franca Dourada no Bairro Vila dos funcionários.

O Vereador André Cacau apresentou votos de pesar aos familiares de José Roberto Santana Bezerra, Popular Lampião da Cebola e de Maria Dilma de Araujo Pereira.

Além das Moções de Pesar, André Cacau solicitou através de indicação e requerimentos ao Exmo Senhor Prefeito Clebel Cordeiro a pavimentação da Rua das Gencianas, no Bairro Nossa Senhora de Fátima. Pediu ainda que seja providenciada instalação de luminárias nas Ruas que dão acesso ao Projeto Esperança e na Travessa Antonio Filgueira Soares, no Bairro Nossa Senhora de Fátima, bem como solicitou a instalação de piso emborrachado na rampa que dá acesso a sala de informática na Secretaria de Educação e demais salas da Escola Professor Baldoíno Gomes de Sá.

Requisitou ainda providências com a manutenção da ponte da Rua Maria America no Bairro Augusto de Alencar Sampaio, assim como da passagem molhada da Travessa Antonio Filgueira Soares (Projeto Esperança) Bairro Nossa Senhora de Fátima.

Requereu ao Exmo Senhor Prefeito Clebel Cordeiro e ao Secretario de Serviços Públicos o Sr, Orlando Parente da Cruz Alencar, que disponibilize a maquina Patrol para conserto da Rua das Gencianas Rua das Acácias e Travessa Antonio Filgueira Soares (Projeto Esperança) no Bairro Nossa Senhora de Fátima e que seja feito a manutenção da Rua Osmar José de Souza.

Ao Presidente da Câmara de Vereadores Auremar de Carvalho, o vereador requereu todas as emendas aprovadas ao Regimento Interno da Casa e a Lei Orgânica do Município desde 2010 até a presente data.

Professor Hercílio requereu ao Exmo Senhor Prefeito Clebel Cordeiro para que seja construída sobre o córrego uma passagem molhada (bueiro) interligando a J10 a Rua Projetada que dá acesso ao Posto de Saúde da Família do Bairro Imperador (PSF) nesta cidade. O mesmo solicitou o calçamento da Rua J10 (a mesma da Escola Balduíno), bem como requereu ao Prefeito Municipal que pleiteie junto a Celpe a extensão de rede elétrica e instalação da iluminação publica deste Logradouro no Bairro COHAB.

Solicitou ainda a pavimentação da Avenida Senador Mansueto de Lavor no Bairro COHAB.

Requereu, através de indicação, que seja construído um aterro em parte de túnel com objetivo de facilitar a saída dos veículos da Rua Francisco Correia no sentido Girador do Prado, estação e outros solicitando também para que seja construído um girador, próximo à nova catedral.

Requestou a alteração do canteiro localizado ao lado do mercadinho Pingo de Ouro de modo a adequar o tráfego de veículos que saem da Rua Sebastião da Silva Barros.

Por fim solicitou a atualização e disponibilização dos dados do portal da transparência.

O Vereador José Carlos, requereu ao Secretario de desenvolvimento urbano e obras, no sentido de envidar esforços para que sejam providenciadas melhorias na sinalização e iluminação das faixas de pedestres das principais avenidas e ruas do município.

Solicitou também ao Secretario de meio ambiente e sustentabilidade do estado de Pernambuco, o Exmo Senhor Sérgio Xavier, a implantação das instalações de unidades integradas de gestão ambiental (UIGAS), através do CPRH- Agencia Estadual De Meio Ambiente no Município de Salgueiro-PE.

Pedro De Compadre requereu ao Exmo Senhor Prefeito, Clebel Cordeiro, e ao Secretario de Obras, o Senhor Maurílio Sampaio, melhorias na estrada que liga o Castelinho a Umãs assim como os ramais que dão acesso ao Baixio da Cacimbinha, passando pelo Penedo até o Sítio Letras indo em direção a lagoinha chegando na BR 116 e também ramal que dá acesso a Sitio Santana, Recanto, Jurema até o 3º distrito de Umãs.

Solicitou também ao Excelentíssimo Senhor prefeito Clebel Cordeiro e ao Secretário de Cultura e Esporte Henrique Sampaio, que sejam feitos campos de futebol em todos os distritos e sítios vizinhos para que as crianças e jovens possam praticar esportes.

O Vereador Veronaldo Gonçalves apresentou requerimento no sentido de que seja feito o calçamento da Rua São José E Rua Messias José De Sá Localizada No 3º Distrito De Umãs.

O Vereador Auremar Carvalho requereu ao Exmo Sr. Prefeito Clebel Cordeiro e ao Secretario de Serviços Públicos  o Sr, Orlando Parente da Cruz Alencar, que disponibilize a maquina Patrol para a realização de serviços na zona rural Km 28 propriedade de Expedito de João Grande.

Erivaldo Pereira solicitou o planejamento e execução da obra de pavimentação na Rua Antonio Jesuino Barboza, no Bairro Nossa Senhora das Graças.

George Arraes requestou que proceda a construção do terminal do transporte alternativo em Salgueiro, assim como apresentou requerimento ao Exmo Sr. Prefeito Clebel Cordeiro e ao Secretario de Obras o Sr. Maurílio Sampaio, no sentido de dar continuidade ao calçamento da Rua João Buique no Bairro Nossa Senhora das graças.

Flavinho Barros postulou  ao Excelentíssimo Prefeito Municipal, o Senhor Clebel de Souza Cordeiro, ao Ilustríssimo Secretário de Desenvolvimento Urbano e Obras, Maurílio Sampaio, e ao Ilustríssimo Secretário de Serviços Públicos, o Senhor Orlando Parente, para que adotem as medidas necessárias a fim de promover a execução das atividades de roçamento, limpeza e iluminação da Rua Manoel Francisco Santiago, Bairro Augusto Alencar Sampaio.

Requereu ainda que sejam adotadas todas as medidas necessárias a fim de promover melhorias no calçamento da Rua Eugênio José de Souza, Bairro Augusto Alencar Sampaio, tendo em vista os vários buracos, falta de manutenção do redutor de velocidade e desníveis na via.

Solicitou que sejam adotas as medidas necessárias a fim de promover a execução das atividades de roçamento, limpeza e iluminação da Rua João Veras de Siqueira, Bairro Augusto Alencar Sampaio.

Apresentou ainda requerimento ao Prefeito, o Senhor Clebel de Souza Cordeiro, e ao Ilustríssimo Secretário de Cultura e Esportes, o senhor Henrique Leal Sampaio, a promoção de melhorias em todos os espaços destinados à prática esportiva no “Parque das Crianças”, tendo em vista a falta de manutenção do local.

A Vereadora Eliane Alves convocou o Secretario de Educação para esclarecer as questões relativas as escolas e a educação do Município, conforme o capitulo do IV do Regimento Interno da Câmara de Vereadores, art. 308 ao 315. Os vereadores Erivaldo Pereira, Pedro Pereira, Hercilio Alencar, Olavo Bruno e Veronaldo Gonçalves subscreveram.

A Sessão Plenária da Casa Epitácio teve como principais discussões os Projetos de Lei do Executivo- N º01/2017, que trata sobre o parágrafo único do Art. 2º da Lei Nº1070/1991 dando nova redação e Projeto de lei do Executivo- Nº 02/2017, que institui o Programa de Educação Integral no âmbito municipal, estabelece diretrizes e dá outras providências.

TRIBUNA LIVRE

Participaram da Tribuna Livre o jornalista J. Silveira, o Secretário de Desenvolvimento Rural, Sr. Juliano Barros e o Padre José Nilton.

Ocupando a Tribuna, o Sr. J. Silveira relatou os problemas da Rua Antônio Isabel Dinoar (Travessa Tiradentes), localizada próximo ao Hospital Regional de Salgueiro, onde corre esgoto a céu aberto, solicitando providências do Poder Público para reparação deste problema, o que melhoraria o acesso ao hospital bem como a qualidade de vida da população circunvizinha.

Por sua vez, o Secretário de Desenvolvimento Rural, Sr. Juliano Barros, prestou esclarecimentos sobre o funcionamento do matadouro público de Salgueiro, enfatizando que a fiscalização do Matadouro Público está sendo feita regularmente, apresentando documentos comprobatórios. Fez esclarecimentos sobre o funcionamento do mercado público, do parque de exposição e outros locais públicos, mostrando ações que não foram viabilizadas na gestão anterior. Criticou a gestão anterior do Secretário de Agricultura bem como o estado precário em que equipamentos foram recebidos.

Na oportunidade, o Vereador Bruno Marreca solicitou questão de ordem. Relatou que entregou a Secretaria em perfeito estado e alegou que as fotos apresentadas não foram datadas. Relatou ainda que não houve distinção política durante sua gestão como Secretário de Agricultura. Informou que há testemunhas de que não havia veterinário no matadouro.

Ao ocupar a Tribuna, o Padre José Nilton relatou a importância de uma gestão unificada entre os munícipes e gestores em prol do benefício comum para a cidade de Salgueiro. Falou da crise política, moral e financeira que assola o País, assim como a crise familiar, e a necessidade de união de todos para uma grande missão de paz em torno de um em comum. Ressaltou a necessidade de se olhar com cuidado para as obras da Transnordestina e Transposição do Rio São Francisco, de modo a viabilizar o reinício destas, voltando a gerar empregos na região e produzir futuros frutos. Pediu um olhar especial para a segurança pública na cidade, relatando o alto índice de homicídios e assaltos na região.

Ainda no uso da palavra, o pároco criticou o alto índice de desemprego no município. Pediu a atenção aos mais pobres e mais sofridos, enfatizando a paralisação da obra da construção da pista de acesso ao Distrito de Conceição das Crioulas bem como a necessidade de vagas de emprego na obra para a população da região. Pediu mais serviços de terraplanagem nas estradas carroçais do Município.

Encerrando seu discurso, Pe. José Nilton ressaltou a necessidade da união da Casa Legislativa, das igrejas, de todos em busca de um bem comum, uma vida melhor para os cidadãos de Salgueiro. Pediu unidade a todos para o avanço do Município, pediu também o apoio de todos na construção da sede da catedral de Salgueiro, que se inicia este ano. Relatou que muitos projetos irão passar por esta Casa em prol da construção da catedral, e pediu apoio a todos os Vereadores na aprovação dos pleitos.

CÂMARA DE VEREADORES DE SALGUEIRO

Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário