Exército mobilizado para garantir a segurança no Rio

O Globo - María Martín

O Governo Federal decidiu mobilizar soldados do Exército nas ruas do Rio de Janeiro para garantir a segurança da população às vésperas do Carnaval. A intervenção militar foi feita a pedido do Governo do Estado, que se encontra em situação de falência e não pode pagar em dia seus funcionários públicos, incluindo os policiais. A resposta à solicitação do governador, Luiz Fernando Pezão (PMDB), que afirma ter pedido a ajuda das Forças Armadas há 20 dias, chega quatro dias depois de dezenas de mulheres e parentes de policiais militares decidirem ocupar cerca de 30 batalhões para impedir que seus maridos prestem serviço.

O movimento de protesto, que exige melhores condições de trabalho para os policiais e o pagamento dos salários atrasados, é a medida adotada pelos familiares para provocar uma greve disfarçada da polícia, pois, por lei, os agentes são proibidos de fazer qualquer tipo de manifestação ou paralisação.

Os detalhes do contingente serão anunciados na terça-feira pelo ministro da Defesa, Raul Jungmann, que há dois dias declarou que, apesar dos bloqueios, a situação no Rio de Janeiro estava “sob controle”. Será a partir desse momento que os militares começarão a patrulhar as ruas pelo menos até o fim do Carnaval, a festa mais internacional do Rio. “Trata-se de uma medida preventiva, já que teremos um aumento de demanda durante o Carnaval e houve diminuição da capacidade operacional. É sabido que a Polícia Militar já trabalha com déficit operacional, então qualquer diminuição é sentida”, explicou uma fonte conhecedora da operação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário