Brasil e EUA pactuam gerar energia com 20% de fontes renováveis em 2030

Os governos de Brasil e Estados Unidos se comprometeram nesta terça-feira a fazer com que pelo menos 20% da geração de eletricidade em seus territórios em 2030 provenha de fontes renováveis que não sejam energia hidráulica, medida com a qual pretendem impulsionar as negociações globais sobre a mudança climática.
O acordo foi selado entre presidentes dos dois países, Dilma Rousseff e Barack Obama, durante sua reunião de hoje em Washington, informou a Casa Branca.
“Tanto os Estados Unidos como o Brasil pretendem aumentar sua proporção de renováveis – além da energia hidráulica – em suas misturas respectivas de geração de eletricidade ao nível de 20% até 2030″, diz um comunicado conjunto dos dois governos.
Além disso, o Brasil se comprometeu a fazer com que, até 2030, entre 28% e 33% de sua matriz energética total seja composta por fontes renováveis que não sejam energia hidráulica.
Os compromissos incluem também a implementação, no Brasil, de políticas destinadas a reflorestar e eliminar o desmatamento ilegal.
O Brasil “pretende restaurar e reflorestar 12 milhões de hectares de florestas até 2030″, de acordo com o comunicado.
Além disso, Dilma e Obama se comprometeram a lançar uma iniciativa conjunta sobre mudança climática, com a formação de um novo grupo de trabalho de alto nível que se reunirá pela primeira vez em outubro e buscará aumentar a cooperação em assuntos relacionados com o uso da terra e as energias limpas, entre outros temas.
Dilma e Obama buscam, com estes compromissos, dar um novo impulso às negociações para conseguir um acordo global vinculativo na cúpula da ONU sobre mudança climática, em dezembro, em Paris.
Fonte: Agência EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário