Em cinco meses, 30 novos casos de HIV foram identificados em Petrolina

Entre os meses de janeiro a maio de 2014, foram identificados 30 novos casos de pessoas com o vírus do HIV em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Apesar de ser inferior ao mesmo período do ano passado, em que foram registrados 32 novos casos da doença, de acordo com a Secretaria de Saúde do município o número é alarmante.
Durante todo o ano de 2013, 65 novos casos foram notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Programa Municipal de DRT/Aids. A coordenadora do programa alerta ainda que os índices podem ser maiores, pois nem todas as pessoas fazem o teste rápido que detecta a doença.
Para auxiliar na prevenção do contágio do HIV, equipes do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), montou um esquema de distribuição de preservativo durante as festividades juninas e da Copa Mundial. A expectativa é de que 14 mil preservativos sejam repassados a população durante 12 dias de festa.
Segundo a coordenadora Raquel Costa, foi iniciada a entrega as camisinhas e folhetos informativos, por isso uma equipe com seis profissionais estarão ainda em diversas festividades como Dia dos Namorados, que também é abertura da Copa do Mundo, Jecana, Forró da Espora e o São João do Bairro São José. “Além percorrermos os principais bares e restaurantes da cidade, estaremos nas entradas dos eventos e no meio das festas fazendo orientações sobre a importância do uso da camisinha”, disse.
De acordo com Raquel, apesar de não garantir o surgimento de novos casos, o trabalho de conscientização é importante para alertar a população. “Como a gente trabalha com prevenção não temos a certeza de que os preservativos serão utilizados, porém não podemos ser excludentes. Enquanto algumas pessoas desprezam a proteção, outros realmente usam e isso já vale nossa ação, pois a gente tenta atingir o maior número de pessoas e quebrar esta cadeia de transmissão”, enfatizou. (Amanda Franco/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário