Em Petrolina, Sertão pernambucano, algumas lojas iniciaram a liquidação de verão. Um dos objetivos é zerar os estoques que restaram do final do ano. Os descontos podem variar de 10 até 70% em diversos produtos.
Wilton Flávio Barbosa Santana é gerente de uma loja de móveis e eletrodomésticos e disse que o movimento nos primeiros dias de janeiro ainda está acanhado. “Creio que devido ao começo do ano, alguns pessoas ainda estão viajando. Mas nós acreditamos que a partir da segunda-feira (06) volte a ter o fluxo normal de vendas”.
Outro fator que pode ter afastado os consumidores das lojas, de acordo com Wilton é o aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). “Além da alta do imposto, também acabou o IPI da linha branca e móveis. As pessoas estão receosas, aguardando uma possível alteração de preço. Por enquanto, os preços continuam, praticamente, os mesmos de dezembro de 2013”, afirmou.
Entre os produtos que têm maior saída, segundo o gerente, a procura maior estão nos de informática e TV’s. “Estamos vendendo muito televisores, devido à proximidade da Copa do Mundo, tablets, especialmente para as crianças, além dos celulares. Mas geladeira e fogão, por exemplo, continuam no mesmo ritmo”, disse.
Luis Carlos Gomes foi um dos consumidores que escolheu o mês de janeiro para comprar um celular novo . Depois de três meses de pesquisa, ele fez a compra no preço e prazo escolhido. Já Maria dos Anjos, continua à procura do celular. “Eu escolhi comprar em janeiro porque é geralmente o mês que acontecem as promoções. Mas, por enquanto, eu estou só olhando”, disse a dona de casa. (G1 Petrolina)
Nenhum comentário:
Postar um comentário