Canal do Sertão avança por 123 Km em Alagoas


No sertão alagoano, 2014 começa com mais vida. Graças à entrega dos primeiros 65 quilômetros do Canal do Sertão, famílias de pequenos produtores já colhem os frutos das plantações e criações iniciadas no ano passado. Peixes, galinhas, caprinos, sorgo, milho, morangos e uma série de alimentos abastecem a mesa dos sertanejos, além da água que agora chega com mais facilidade a milhares de alagoanos.

As primeiras bombas começaram a operar em março de 2013 na maior obra de infraestrutura hídrica de Alagoas. Após mais de vinte anos de expectativas, o Canal do Sertão finalmente saiu do papel e virou realidade no governo de Teotonio Vilela Filho. Hoje, os serviços alcançam os municípios de Inhapi, Senador Rui Palmeira e São José da Tapera.

Quando estiver concluído, o Canal do Sertão se estenderá por 250 km, entre Delmiro Gouveia e Arapiraca, atendendo a 42 municípios alagoanos. Duas adutoras estão sendo construídas para serem interligadas à obra e levar água às torneiras sertanejas, como explica o secretário adjunto de Projetos Especiais e Irrigação da Seinfra, Alzir Lima.

As duas adutoras – Alto Sertão e Bacia Leiteira– serão interligadas ao Canal do Sertão, e levarão água para 27 municípios, incluindo mais de 350 povoados. Além disso, o Canal atenderá a projetos de irrigação no sertão alagoano, que serão implantados em parceria com a Codesvasf, a Semarh e a Secretaria da Pesca. Com informações do Minuto Sertão/Blog Pajeú da Gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário