“Sem dúvida, ela foi uma grande estadista, a primeira premiê de seu país, e uma participante circunspecta porém engajada na União Europeia. Ela será lembrada tanto por suas contribuições quanto por suas reservas em relação ao nosso projeto comum”, disse Jose Manuel Barroso, presidente da Comissão Europeia, em nome da UE.
“Hoje eu estou em luto pela primeira-ministra Margaret Thatcher. Ela realmente foi uma grande líder, uma mulher de princípios, de determinação, convicção e força – uma mulher de grandeza. Ela foi uma dedicada amiga de Israel e do povo judeu e inspirou uma geração de líderes políticos. Envio minhas mais sinceras condolências à sua família, ao governo e ao povo da Grã-Bretanha”, disse o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.
Na Irlanda do Norte, os primeiros a expressarem sua reação à morte de Thatcher foram os líderes conservadores. “Thatcher foi uma grande premiê que liderou a Grã-Bretanha em um tempo difícil, transformou sua economia e a mudou para melhor”, disse o líder conservador Irwin Armstrong. Na Escócia, o primeiro-ministro, Alex Salmond, descreveu Thatcher como “uma formidável primeira-ministra cujas políticas definiram uma geração política”.
URSS - O ex-líder da União Soviética, Mikhail Gorbachev, disse que Thatcher foi uma ótima política que entrará para a história. Em uma frase que ficou famosa, a baronesa britânica disse que Gorbachev era um líder “com quem o Ocidente poderia fazer negócios”. Em seu governo, Gorbachev criou a base para encerrar a era soviética.
“Junto com Ronald Reagan, Margaret Thatcher representou uma era na história mundial: a era da queda da cortina de ferro”, disse o ministro ucraniano Vyacheslav Kyrylenko. - Fonte: Veja
Nenhum comentário:
Postar um comentário