“Transposição fica pronta em 2015, mas vamos colocar água nos dois eixos até 2014”, diz o ministro da Integração Nacional


A Comissão Externa do Senado Federal, presidida pelo Senador Vital do Rêgo (PMDB/PB), tendo como relator Humberto Costa (PT/PE), e membros, Cícero Lucena (PSDB/PB) e Inácio Arruda (PCdoB), visitou nesta sexta-feira (08) o município de Salgueiro, para fiscalizar os trabalhos no Lote 8 da Transposição do Rio São Francisco. No local está localizada a Estação de Bombeamento I 3, com a maior bomba da América Latina. Um representante da Mendes Junior, empresa responsável pela área, disse aos senadores que a obra está com 43% de conclusão, mas dentro do cronograma previsto.
Numa comitiva formada por deputados, secretários, assessores e prefeitos, o ministro Fernando Bezerra Coelho falou sobre o andamento dos serviços, ressaltando que está inaugurando uma nova fase na Transposição do Rio Francisco, que ficará pronta em 2015.
“Nós estamos constando esse momento novo que a obra vive, sobretudo aqui no Eixo Norte, que é o momento da plena mobilização. A obra hoje tem pouco mais de 4.150 pessoas trabalhando nela nos dois eixos, e nos contratos que nós já assinamos aqui no Eixo Norte, no caso da Meta 1 Norte, que sai de Cabrobó até Jati-CE, nós vamos contratar mais 4 mil homens”, destacou o ministro, dizendo que já fez 500 contratações de janeiro a fevereiro.
“A obra do empreendimento, como um todo, fica pronta no final de 2015. Todo o empreendimento, os dois eixos, todas as ações de compensação socioambiental ficarão concluídas até o final de 2015, mas, nós queremos água tanto no Eixo Norte, quanto no Eixo Leste, pelo menos com 100 km total de água nos dois eixos, até o final de 2014”, garantiu.
Bezerra afirmou que a Transposição é a mãe de muitas outras obras, como a Adutora do Agreste, criticou os setores da sociedade que duvidam da conclusão da obra e lembrou que o Projeto do São Francisco só se equipara a outras oito grandes obras no mundo, localizadas em países como Estado Unidos, Espanha, África do Sul, Rússia e China. “Todas essas obras de transposição implicam num diálogo, numa negociação permanente entre a comunidade por onde a obra passa”, enfatizou.
O relator Humberto Costa expôs que os senadores ficaram impressionados com a magnitude da obra e assegurou que o Congresso vai acompanhá-la ao longo deste ano em visitas periódicas. “Nosso objetivo principal é contribuir para que não tenhamos nenhum tipo de atraso, para que esse trabalho seja concluído até 2014,e pelo que vimos hoje as coisas estão num bom caminhou”, comentou.
Já o Senador Vital do Rêgo disse que a Comissão Externa foi constituída por conta das paralisações da obra. “Havia denúncias que, tanto a Controladoria Geral da União, quanto o Tribunal de Contas estavam investigando, e nós constituímos ao lado do senador relato Humberto Costa uma comissão que vai fiscalizar essas obras. Convocamos o ministro (Fernando Bezerra), que expôs a retomada dessas obras, o reordenamento desses contratos, a transformação dos lotes em metas e já agendamos outras audiências”, salientou.
O presidente da comissão ressaltou que o grupo já realizou audiências com o Tribunal de Contas da União e com a Controladoria Geral da União, no entanto, era preciso ver a obra in loco para se ter uma ideia do andamento dos trabalhos. A preocupação do Senado, segundo Vital, é que a obra cumpra o seu cronograma, verificar se todos os preços estão dentro daquilo que está arbitrado no contrato e fazer com que os serviços sejam concluídos no prazo. - Blog Alvinho Patriota

Nenhum comentário:

Postar um comentário