Primeira votação do conclave será na tarde de terça-feira. Chaminé é instalada na Capela Sistina

A primeira votação do conclave que vai definir o novo líder da Igreja Católica vai ocorrer na tarde de terça-feira (12), informou neste sábado (9) o porta-voz vaticano, Federico Lombardi.
A votação inaugural do conclave será precedida por uma série de atividades no Vaticano, explicou Lombardi.
No início da manhã de terça-feira, os 115 cardeais com direito a voto se transferirão à residência de Santa Marta, onde se alojarão durante o conclave.
Em seguida, eles assistirão a uma missa na Basílica de São Pedro celebrada pelo cardeal decano, Angelo Sodano.
Às 15h45 (hora local, 11h45 em Brasília), os cardeais se transferirão ao Palácio Apostólico e, 15 minutos depois, começará a procissão que os levará à Capela Sistina, local das votações. A procissão durará cerca de uma hora.
Uma vez dentro da Sistina, acontecerá o juramento dos cardeais, que depois se fecharão para dar início ao segundo conclave do terceiro milênio. A votação irá definir o sucessor de Bento 16, papa que deixou o cargo em 28 de fevereiro. Desde então, a Igreja Católica seguem sem um líder máximo.
Segundo Lombardi, os cardeais devem realizar a primeira votação ainda na tarde de terça-feira. Nos dias seguintes serão realizadas quatro votações: duas votações pela manhã e duas à tarde.
Palco do conclave secreto, a Capela Sistina recebeu ontem a chaminé que será usada para anunciar a escolha do próximo papa. A instalação no Vaticano foi feita por bombeiros.
O fogareiro onde se queimarão os votos dos cardeais é parte da tradição do conclave e já havia sido instalado nesta semana. Neste sábado, o aparato foi finalizado com a chaminé, que soltará fumaça negra, a cada votação sem resultado, ou fumaça branca, quando o papa for escolhido. - Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário