Considerado uma espécie de sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), o IBC-Br, entretanto, teve a alta de 0,26 por cento de dezembro revisada pelo BC para uma queda de 0,45 por cento, segundo dados dessazonalizados divulgados nesta sexta-feira.
Na comparação com janeiro de 2012, o IBC-Br avançou 2,73 por cento e acumula em 12 meses alta de 0,70 por cento. Para 2012, o BC também revisou o resultado fechado do IBC-Br, de expansão de 1,35 por cento para apenas 0,52 por cento. Pelo IBGE, o Brasil cresceu 0,9 por cento no ano passado.
O resultado de janeiro foi melhor que a mediana das previsões de 17 analistas ouvidos pela Reuters, que esperavam alta de 0,9 por cento na comparação mensal em janeiro, mas não foi suficiente para sustentar uma melhora nas perspectivas do mercado para o crescimento da economia neste ano.
“O que conseguimos perceber é que o primeiro mês do ano foi bem melhor para a atividade econômica na comparação com o fim do ano passado. Mas esse primeiro semestre ainda vai ter uma recuperação mais gradual, com sustentação melhor no segundo”, avaliou a economista da Tendências Alessandra Ribeiro. - Fonte: Reuters
Nenhum comentário:
Postar um comentário