Prefeitura de Serra Talhada pretende ampliar coleta seletiva

Em reunião no final da tarde desta terça-feira (08) o prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), ratificou a parceria com o programa “Recicla Pernambuco” e estuda ampliar a coleta seletiva de lixo domiciliar para os bairros de Bom Jesus e Vila Bela, que deve ser inaugurado no fim deste mês com a entrega de 899 residências do programa Minha Casa Minha Vida.
O Recicla PE foi implantado em Serra Talhada na gestão de Carlos Evandro, funciona há um ano e seis meses na cidade atendendo os bairros AABB e Centro. Técnicos do Itep, que coordena o programa, disseram que pretendem levar a coleta seletiva para o bairro Bom Jesus, o mais populoso da cidade.
“E aproveitamos a reunião para ratificar a importância de aplicá-lo, em parceria com o governo, também no Vila Bela, que é um novo bairro e vai concentrar várias famílias. É onde tudo, teoricamente, pode começar do zero em termos de conscientização dentro a política do trato com resíduos sólidos”, comentou Duque.
Durante a reunião o professor do Itep, Bertrand de Alencar, sugeriu ideias para a Prefeitura de Serra Talhada melhorar o programa. “Uma delas é com o apoio de caminhão e carroças manuais para levar os materiais recolhidos. Bem como a contratação dos serviços dos catadores”, propôs. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, atualmente 23 pessoas fazem parte do serviço, através da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Serra Talhada (Coopecamarest).
“Esse projeto que o Itep vem coordenando traz para o município todo um apoio de ações sócio-ambientais, como coleta seletiva, reciclagem e educação ambiental. E, principalmente, de apoio social aos catadores de lixo do município”, destacou Bertrand.

Nenhum comentário:

Postar um comentário