Diario de Pernambuco publica matéria sobre a apicultura do Sertão do Pajeú

Apicultura do Sertão do Pajeú é destaque em uma matéria especial publicada na internet pelo Diario de Pernambuco, na seção de economia. A reportagem começa citando o município de Tabira como um dos grandes responsáveis pela “guinada” na apicultura da região, que até cinco anos atrás não tinha qualquer envolvimento com a criação de abelhas.
Foi em Tabira que nasceu a Cooperativa para o Desenvolvimento da Apicultura no Nordeste (Coodapis), na qual estão associados 253 apicultores do Sertão pernambucano e da Paraíba, produzindo 250 toneladas de mel por ano.
No início deste ano a produção foi ameaçada pela forte seca que atingiu toda a região. As áreas mais afetadas pela seca mantiveram a comercialização do mel que já havia sido produzido e alguns produtores perderam quase 80% de seus enxames. Conforme a matéria, isso aconteceu porque a abelha rainha resolve deixar a colmeia e partir para outras terras, quando não há água ou comida.
A reportagem especial termina discorrendo sobre o presidente da Coodapis Nordeste, Adelmo Cabral, que é formado em Belas Artes e começou a lidar com abelhas por uma sucessão de acasos. Após casar-se, mudou-se para Tabira, onde encontrou uma grande quantidade de abelhas nos arredores da casa do sogro. Teve a ideia de capitalizar o potencial que a região oferecia e desenvolveu técnicas observando o comportamento das abelhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário