Calendário 2012 da CLAS Comunicação rende homenagem a artista plástico Celestino Gomes

Entre os inúmeros brindes que serão distribuídos neste final de ano, um certamente vai chamar atenção e provocar as mais acirradas disputas. Trata-se do Calendário 2012 da CLAS Comunicação & Marketing, Gráfica Franciscana e Facape, que nesta edição homenageia o artista plástico, escultor e escritor petrolinense Celestino Gomes com o tema “Assim na terra como no céu de Celestino”.

O anuário reproduz em cada folha/mês a fotografia de uma obra (óleo sobre tela), deste artista que viveu e pintou vários cantos do Brasil e da Europa e que, ao morrer, em 21 de abril de 2004, deixou um significativo inventário poético em pinturas, retratos, esculturas, além de dois livros: Da “Roça à Roma” e “De Roma à Roça”. No texto de apresentação do Calendário 2012, o comandante da CLAS Comunicação – o poeta, jornalista e idealizador da série, Carlos Laerte – lembra o traço inesquecível de Celestino, que também ficou conhecido como o “Hemingway do sertão” e “poeta dos pincéis celestiais”.

“Agora, que as tintas não povoam mais os pincéis e a saudade é uma porta aberta para o imaginário, ilustramos os meses deste Calendário com sua herança luminosa de nuances e nordestinidades. Em tons claros e escuros brindamos à sombra e às variações da luz em cada um dos dias de 2012, que desejamos ser os melhores de nossas vidas”, afirma Laerte.

A série “Calendários” da CLAS/Gráfica Franciscana já expôs os cartões postais de Petrolina e Juazeiro em 2004; as imagens do Vale do São Francisco (2005); As Flores da Caatinga (2006); A Arte que Vem do Vale (2007); Fé e Folguedo (2008); Brincávamos Assim (2009); Paisagem de Interior (2010) e Espetáculos do Vale do São Francisco (2011).

Nenhum comentário:

Postar um comentário