TRE alerta para horário do término das filiações

          Os partidos políticos têm até esta sexta-feira (7) para fazer as suas filiações partidárias, bem como os candidatos que desejarem trocar os seus domicílios eleitorais devem fazê-lo dentro deste prazo. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) chama a atenção para o horário do encerramento desta atividade.

          Oficialmente, o horário se estende até a meia noite. Porém, depende da localidade. “Existem cartórios eleitorais que não ficam abertos até esse horário. O expediente se encerra no horário normal. É preciso que o candidato observe o local em que deseje concorrer e o horário desse cartório”, alertou Orssom Lemos, do TRE.

          Passado esse momento, e ainda dentro dessa primeira fase eleitoral, as agremiações partidárias devem apresentar ao Tribunal, até o dia 14 deste mês, ou seja, até a sexta-feira da próxima semana, todas as informações referentes aos seus filiados. Os dados serão confrontados eletronicamente. “É igual ao procedimento da Receita Federal. Os partidos não precisam ir a nenhum cartório. Eles preenchem uma ficha eletrônica com a lista completa dos filiados e fazem o envio online. Esse processo se estende até a meia noite do dia 14, já que é via internet”, informou.

          Ainda segundo Orsson, o material enviado ao TRE será submetido a um confrontamento de dados nos computadores do órgão. Trata-se de um batimento, onde serão checadas todas as informações. “O sistema vai verificar quem é novo, quem é velho, quem está em duplicidade... Se houver alguma inconsistência, o partido será notificado a corrigi-la”. Neste caso, haverá um prazo de dez dias para que a situação seja resolvida. “O partido poderá abrir um processo e apresentar as provas”, disse o assistente do TRE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário