Belém do São Francisco realiza VI Conferência Municipal de Assistência Social

(Clique para ampliar)
          A Prefeitura Municipal e a Secretaria Municipal de Assistência Social de Belém do São Francisco, obedecendo aos preceitos constitucionais e à deliberação do Conselho Municipal de Assistência Social, realizaram, nesta terça-feira (26), a VI Conferência Municipal de Assistência Social, que teve como tema central “Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores”.

          O evento, que contou com a participação de cerca de 150 pessoas, teve início às 08h00 da manhã. A mesa de honra foi composta pela anfitriã do evento, a Sra. Núria Maria Amando Granja Caribé, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, pelo vice-prefeito do município, Dr. Henrique Marcula Lima, que representou o prefeito, Dr. Gustavo Henrique Granja Caribé, pela Sra. Laísa Cavalcanti Duarte Caribé, primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social, pelo secretário municipal de Educação, Prof. Hélio Roberto dos Santos, que representou os demais secretários, pela Sra. Magna Fabiana Nogueira, que representou os trabalhadores da área, pela Sra. Silvana Melo, que representou as demais instituições de Assistência Social, e ainda pela assistente social e conferencista, Sra. Dalma Régia Ferreira Pires, da cidade de Salgueiro - PE. Em seguida, houve uma apresentação cultural, denominada "Colcha de Retalhos", apresentada pela Prof. Núbia Granja Coelho. Entre os participantes do evento, estiveram presentes também 29 delegados, dos quais foram eleitos 6 para representar o município de Belém do São Francisco na IX Conferência Estadual de Assistência Social.

          O desenvolvimento dos trabalhos propostos pela conferência decorreram num clima participativo e democrático, tendo como discussão os avanços das políticas públicas vivenciadas no município no período de janeiro de 2009 a junho de 2011. A primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social, Sra. Laísa Cavalcanti Duarte Caribé, apresentou algumas ações da Secretaria. O vice-prefeito, Dr. Henrique Marcula, enfatizou as palavras da secretária. A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social e anfitriã do evento, Sra. Núria Maria Amando Granja Caribé, focou sua fala na importância do controle social, na necessidade de uma maior integração e participação da sociedade civil, nas políticas públicas, bem como no compromisso do trabalhador e na sua qualificação profissional para o aprimoramento de suas ações, nos serviços, projetos, programas e benefícios da Assistência Social, finalizando com a citação: "Não só o Governo tem a responsabilidade e o compromisso de desenvolver políticas de Assistência Social, mas também a sociedade civil." A conferencista e também assistente social da cidade de Salgueiro, Sra. Dalma Régia Ferreira Pires, ministrou a palestra, direcionando sua fala aos eixos: I - “Estratégia para a estruturação da gestão do trabalho no SUAS”; II - “Reordenamento e qualificação dos serviços socioassistenciais”; III - “Fortalecimento da participação e do controle social”; e IV - “A centralidade do SUAS na erradicação da extrema pobreza no Brasil”, o que determinou a eficiência das diretrizes propostas, em níveis não só municipais, mas também nacionais.

          As proposições elaboradas pelos grupos foram bastante discutidas, antes de serem aprovadas pela plenária. Vale salientar também que o evento não contou somente com a participação de segmentos da Assistência Social, mas também da Educação, da Saúde, da Cultura, da Juventude, da Agricultura, de entidades religiosas, empresários, e, com destaque, do grupo Demolay.

Nenhum comentário:

Postar um comentário