Fies é estendido a cursos técnicos e profissionalizantes

          A presidente Dilma Rousseff e o ministro da Educação, Fernando Haddad, lançaram, nesta quinta-feira (28), o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Uma das ações que faz parte do programa é a extensão do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) para cursos técnicos e profissionalizantes.

          A instituição de ensino deve solicitar ao MEC (Ministério da Educação) a habilitação para participar do chamado Fies Técnico. Cabe ao Ministério avaliar se a instituição atende aos critérios de qualidade na oferta do curso proposto. A lista dos cursos aptos a receber financiamentos será disponibilizada para consulta.

          Para solicitar o financiamento, antes, o participante precisa participar do processo seletivo para ingressar no curso. As condições de pagamento, segundo a Agência Brasil, são semelhantes às do Fies para o Ensino Superior. O empréstimo pode ser pago no período de seis vezes o tempo de duração do curso, mais um ano. Além disso, o estudante terá 18 meses de carência após se formar, para começar a pagar o empréstimo.

Empresas

          Os empresários também poderão financiar a participação dos funcionários em cursos técnicos de instituições privadas, sendo que qualquer pessoa que tenha o Ensino Médio completo poderá pedir o financiamento.

          As empresas interessadas em qualificar os funcionários devem solicitar um limite de crédito aos agentes financeiros do programa e, a partir da aprovação, selecionar os funcionários que farão o curso. Depois disso, a empresa deverá inscrevê-los em uma das instituições habilitadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário