Trabalhadores terão que cadastrar CPF na Agência do Trabalho

          A medida é uma exigência do Ministério do Trabalho para evitar confusões no atendimento, já que muitas pessoas têm o mesmo nome.

          As pessoas estavam acostumadas a levar apenas a Carteira de Trabalho para serem atendidas na Agência do Trabalho. Mas, a partir do final deste mês, também será necessário levar o CPF, para facilitar a identificação e o atendimento. A exigência é do Ministério do Trabalho.

          “Isso é por uma questão de segurança e para evitar confusão por conta de homônimos, pois pessoas com nomes iguais vão ter problemas se não tiverem o CPF para identificá-las no banco de dados, que vai ser único para todo o Brasil. Por isso se faz necessário que cada um seja identificado por um número que seja único também”, explica a secretária executiva de Trabalho e Qualificação, Ângella Mochel.

          O CPF não será exigido em todas as vezes que o trabalhador for à Agência do Trabalho. “Na primeira vez que ele for atualizar, daqui a 15 dias, é necessário levar o CPF, pois sem ele não vai passar para a página seguinte da consulta ou da inscrição. A partir da segunda vez, ele vai conseguir acessar com qualquer documento: carteira de habilitação, identidade ou CPF”, afirma Ângella Mochel.

          Após o recesso do Carnaval, a Agência do Trabalho voltou a funcionar nesta quinta-feira (10) e está com diversas vagas disponíveis, a maioria delas com contratação formal. “As vagas são de mecânicos, padeiro, telemarketing, carpinteiro, técnico de enfermagem, entre outras. Acabaram as vagas temporárias e agora começa o grande volume de contratação formal”, diz a secretária executiva de Trabalho e Qualificação.

          Para ter mais chances de conquistar a sua vaga no mercado de trabalho, os candidatos precisam se qualificar. “É necessário superar as etapas e não se contentar com o Fundamental. O Ensino Médio é uma exigência mínima dos empreendimentos novos e é a primeira palavra a partir da qual começamos a conversar”, conta Mochel.

          A unidade matriz da Agência do Trabalho fica na rua da Aurora, no bairro da Boa Vista, no Recife, e funciona das 7h:00min às 18h:00min. Já as agências do interior abrem para o público das 7h:30min às 17h:30min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário