Pesquisadores da Estação Experimental de Belém do São Francisco desenvolvem nova variedade de tomate

          Uma nova variedade de tomate, de coloração vermelha uniforme e tamanho variando do médio ao grande, está sendo desenvolvida pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) para os campos de cultivo do Sertão do estado.

          Os estudos do novo tomate já estão em fase de conclusão e foi desenvolvido por pesquisadores da Estação Experimental do IPA de Belém do São Francisco. As sementes poderão estar disponíveis aos agricultores já no próximo ano, assim que forem cumpridas as formalidades de registro junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

          A colheita, que se deu em fase experimental nesta última quarta-feira (16) na Ilha de Assunção, propiciará os últimos estudos laboratoriais necessários à confirmação de algumas qualidades físico-químicas dos frutos. Das seis etapas de análises exigidas pelo Mapa, o IPA já cumpriu cinco, o que abre uma ampla oportunidade das sementes chegarem aos produtores da região já em 2012, levando à mesa dos pernambucanos uma nova e resistente variedade de tomates - já batizada, informalmente, de IPA-Belém, em homenagem à cidade.

          O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, declarou ser este um passo importante para o fortalecimento da cadeia produtiva do tomate no Sertão, assim como seus efeitos econômicos e sociais para a região. “Os investimentos em tecnologia são importantes, pois garantem ao estado um destaque na produção do fruto para o consumo de mesa e de processamento industrial”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário