Dilma anunciará aumento do valor do Bolsa Família

          O sertão baiano foi escolhido pela presidente Dilma Rousseff como palco do anúncio do primeiro reajuste de seu governo no valor dos benefícios do Bolsa Família - principal programa de transferência de renda federal.

          O anúncio será feito na próxima terça-feira (1), durante visita da presidente à cidade de Irecê, interior da Bahia. O valor do aumento ainda não foi anunciado. A Folha apurou que deverá, ao menos, corrigir a inflação acumulada desde o último reajuste.

          O valor do benefício não é alterado desde setembro de 2009. Na época, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu um aumento real de 4%.

          O anúncio da presidente Dilma, que colocou como prioridade do seu governo a erradicação da miséria, será feito em meio à definição de cortes de R$ 50 bilhões no Orçamento deste ano, e logo após o aumento do salário mínimo.

          Se o governo reajustar o Bolsa Família de acordo com a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) - também usado para calcular o valor do salário mínimo -, o aumento no benefício deverá ser de 8,55%.

          Atualmente, o Bolsa Família atende 12,7 milhões de famílias em todo o Brasil. O reajuste já havia sido prometido pela própria presidente Dilma Rousseff, em novembro, logo após sua eleição. "Eu não sei, hoje, dizer qual é esse reajuste, mas que terá reajuste eu asseguro que terá", disse a então presidente eleita, em entrevista.

          Ao assumir, em janeiro, a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, afirmou que o reajuste do benefício sairia logo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário