Comunidade Quilombola de Cabrobó é beneficiada com banco de sementes

A comunidade quilombola Jatobá II, localizada no município de Cabrobó está sendo beneficiada por um banco de sementes que atenderá cerca de cem famílias de agricultores quilombolas da região. A construção é uma das ações do Projeto Semente Crioula – Resistência Quilombola desenvolvido pela Secretaria Especial de Promoção de Políticas de Igualdade Racial (Seppir) em parceria com a Embrapa e o Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF), por demanda de cinco comunidades localizadas no sertão pernambucano.

A inauguração foi realizada durante a 2ª Feira de Tecnologias e Saberes Crioulos, ocorrida nos dias 4 e 5 de setembro, em Jatobá II . O evento reuniu integrantes das comunidades quilombolas e demais trabalhadores rurais da região. A Embrapa também oficializou na oportunidade a entrega de uma Minibiblioteca com 120 publicações, 35 programas de vídeo e 40 em áudio com tecnologias para agricultura familiar.

Após atuar na orientação dos agricultores na coleta, seleção e multiplicação de cultivares tradicionalmente cultivadas pelas famílias – e daquelas desenvolvidas pela Embrapa para a região -, a Empresa destinou recursos para a instalação de cinco bancos de sementes, um em cada comunidade participante da primeira etapa: Conceição das Crioulas, Feijão, Jatobá, Contendas, e Santana de Salgueiro, em Pernambuco.

“Os bancos vão armazenar as sementes produzidas pelas comunidades favorecendo a autonomia e sustentabilidade da atividade agrícola, além de assegurar, em médio prazo, a segurança alimentar e nutricional daquelas populações”, diz Reginaldo Paes, gerente do Escritório de Negócios de Petrolina, da Embrapa Transferência de Tecnologia – Unidade que coordena a participação de outros seis centros de pesquisa da Empresa no projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário