Falha em sistema de transmissão deixa cidades do Nordeste sem luz

Uma falha no sistema de transmissão de energia ainda não identificada deixou vários municípios da região Nordeste sem eletricidade na tarde deste sábado (22). A situação já foi restabelecida.
Segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), responsável pelo Sistema Interligado Nacional, a pane ocorreu por volta de 15h40 e durou de 25 a 27 minutos.
O sistema abrange geradoras e distribuidoras de energia elétrica das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e parte da Norte.
O problema atingiu cidades de pelo menos seis Estados nordestinos: Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Sergipe.
Segundo a ONS, ao que tudo indica, o pane ocorreu em um transformador, na interligação Sudeste-Nordeste e Norte-Nordeste
Com a detecção do problema, para evitar que a descarga danificasse aparelhos, um sistema de segurança cortou a carga de energia de forma seletiva, para que apenas serviços essenciais como hospitais e escolas não deixassem de ser desabastecidos.
Na quarta, ocorrerá uma reunião de praxe na ONS, que contará com a presença da Aneel. Na ocasião, serão discutidas as causas do problema.
APAGÕES
No início de setembor, durante a assinatura do pacote de renovação das concessionárias de energia, a presidente Dilma Rousseff alfinetou a gestão de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), ao relembrar o racionamento de eletricidade enfrentado em 2001 e 2002.
Não é a primeira vez que a presidente comenta o ocorrido. Em novembro de 2009, um apagão deixou às escuras 18 Estados e o Distrito Federal por mais de três horas –70 milhões ficaram a luz de velas.
Então ministra da Casa Civil, Dilma chegou a se predispor a explicar os motivos da pane elétrica no Congresso. Mas não fez isso sem deixar de cutucar o governo de FHC. Dilma afirmou que a oposição tinha memória curta ao comparar aquele apagão ao da gestão do tucano.
Em 2001, o país sofreu um blecaute que forçou um racionamento de energia por 11 meses.
Em fevereiro de 2010, 11 Estados do Norte e do Nordeste também sofreram com a falta de energia elétrica. A concessionária Eletronorte apontou uma árvore como a causadora da pane. Os galhos dela teriam se aproximado demais de cabos de transmissão. Com isso, o isolamento elétrico foi rompido, pois a energia passou a fluir para a árvore, o que desligou a linha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário