Mantega fala em crescimento de até 4,5% em 2013

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta quarta-feira que existe a possibilidade de a economia brasileira crescer de 4% a 4,5% em 2013. Segundo ele, as projeções do mercado vão de 3% a 4%.
“Fico contente que a projeção mais pessimista é de 3%. Eu prefiro ficar com a estimativa de 4%, que é um bom número para 2013″, disse. O ministro, no entanto, evitou fazer projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para 2012. “2012 já foi. Não vamos olhar para trás”, disse. Mantega participou nesta quarta-feira de um café da manhã com jornalistas.
Ano difícil
O ministro Mantega fez, no entanto, um balanço do desempenho da economia em 2012 e traçou projeções para 2013. Durante um café da manhã com jornalistas, o ministro disse que 2012 foi “um ano de batalha” e que não teve a trajetória econômica que o governo esperava. “Não só nós, toda a torcida do Corinthians e do Palmeiras”, afirmou.
Segundo ele, embora 2012 tenha sido um ano difícil, foi um ano de grandes realizações, de reformas estruturais, mas que não surtem efeito imediato. “Não traz a felicidade imediata”, ressaltou. Ele observou, no entanto, que não foi só o Brasil que não conseguiu a taxa de crescimento desejada. Falou que o mundo desacelerou, destacando a situação da China.
Reformas
Segundo o ministro, o lado positivo de 2012 para o Brasil foram as reformas estruturais. Ele disse que o País vivia uma distorção com juros, cambial e tributária. “O Brasil convivia com essas três grandes distorções que causam danos também para o governo que paga um serviço elevado da dívida”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário