Abertas inscrições para curso gratuito de Libras em Floresta, PE

O campus Floresta do IF Sertão-PE publicou o edital nº 05/2018 que abre processo seletivo para 30 vagas do curso de Formação Continuada (FIC) de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). O curso tem por objetivo capacitar em Libras os alunos, a fim de favorecer a inclusão dos surdos no convívio social, e divulgar a segunda língua oficial do Brasil.

As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas no período de 17 a 19 de abril de 2018. Os interessados deverão comparecer ao laboratório de Biologia do campus Floresta do IF Sertão-PE, das 8 às 17h, portando Ficha de inscrição devidamente preenchida (Anexo II do edital nº05/2018); Fotocópia e original da Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento; Fotocópia e original do CPF; Fotocópia de comprovante de residência atualizado; Fotocópia e original do Histórico Escolar ou Diploma de Ensino Fundamental, Médio ou Superior, ou ainda comprovante que ateste conclusão do ensino fundamental II.

As aulas vão ocorrer às terças-feiras, das 13h às 17h, a partir do dia 8 de maio, no campus Floresta do IF Sertão-PE. O curso vai abordar O Sujeito surdo e sua identidade: conceituação; características e peculiaridades da cultura surda; desconstrução dos mitos acerca das Línguas de Sinais; Aspectos sócio-históricos da Educação dos Surdos: história da educação de surdos no Brasil e no mundo; Abordagens na educação de surdos; Legislação; e a A Língua: parâmetros fonológicos; produção e compreensão de Sinais; a estruturação da LIBRAS; noções linguísticas da língua; descrição dos níveis linguístico-gramaticais; tipos de frases em LIBRAS e léxicos do dia a dia.

Segunda Língua Oficial

Em 2005 o Decreto Presidencial 5.626 dispõe sobre a LIBRAS determinando sua inserção como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior, e nos cursos de Fonoaudiologia, de instituições de ensino, públicas e privadas, do sistema federal de ensino e dos sistemas de ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. O decreto ainda diz que a formação de instrutor de Libras, em nível médio, pode ser realizada por meio cursos de formação continuada promovidos por instituições de ensino superior, como é o caso do IF Sertão-PE.

Clique aqui e confira o edital nº 05/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário