Gruta desaba e mata 10 pessoas no Tocantins

foto-de-2005-mostra-fieis-celebrando-dia-de-todos-os-santos-em-gruta-de-santa-maria-do-tocantins-1478028262637_615x300A Secretaria de Saúde de Tocantins informou na tarde desta terça-feira que (1º) que o desabamento de parte da gruta Casa da Pedra, localizada na zona rural de Santa Maria do Tocantins, causou a morte de 10 pessoas e ferimentos em 6. No local ocorria uma missa alusiva ao Dia de Todos os Santos. O acidente ocorreu por volta do meio-dia.

A celebração é um evento que ocorre há mais de 50 anos na gruta Casa da Pedra, onde devotos entram para acender velas e fazer orações. A gruta fica a cerca de 10 quilômetros da sede do município, em local de difícil acesso.

No momento do desabamento não chovia e, segundo o Corpo de Bombeiros, não havia informações oficiais sobre possíveis causas do desabamento até a noite desta terça-feira.

Seis feridos passaram pelo Hospital Regional de Pedro Afonso, segundo a diretoria do hospital dessa cidade, Julia Cavalini. Nenhum apresentava ferimentos graves, mas dois foram encaminhados para Palmas por conta da complexidade de fraturas, segundo a diretora.

“Equipes da Polícia Militar, Polícia Civil e da saúde prestaram os primeiros socorros no desabamento de uma gruta no município de Santa Maria”, informou o governo do Estado em nota,

Participaram dos trabalhos de resgate equipes do Corpo de Bombeiros da cidade de Colinas. De Palmas, a capital do Estado, foram deslocadas equipes da Defesa Civil.

O major Cássio de Souza Pedro, do corpo de Bombeiro e da Defesa Civil, disse ao UOL que as primeiras análises do local mostram que a gruta fica em uma área de pedras de arenita.

“Não são pedras maciças. Dependendo do estado em que se encontram e do volume de chuvas, elas se desfazem. Na Casa de Pedra, é possível que tenha havido uma grande infiltração de água. A umidade pode ter sido um fator que desencadeou o desabamento”, disse o major.

Segundo ele, a tragédia poderia ser mais grave e bem maior. “Essa era uma região desconhecida para a maioria dos bombeiros. Algumas pessoas nos contaram que, pela manhã, havia perto de 400 pessoas no local. Quando acabou a missa, a maioria das pessoas saiu da gruta, mas algumas permaneceram fazendo orações.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário