Justiça nega pedido de prisão da presidente do Sindicato dos Bancários

Justiça nega pedido de prisão da presidente do Sindicato dos BancáriosA Justiça negou, no último domingo (2), o pedido de prisão da presidente do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Suzineide Rodrigues. A seccional pernambucana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE) tinha feito na quinta-feira passada (29) o pedido de prisão, além do aumento da multa já estabelecida por descumprimento de ordem judicial, que determinou a abertura de 30% das unidades das instituições financeiras em Pernambuco. A juíza propôs uma reunião de conciliação entre os bancários e os banqueiros.

Em seu despacho, a juíza Mariana de Carvalho Milet considerou o pedido de prisão “medida excepcional e extrema”, considerando que esta é a primeira vez que o Tribunal é solicitado a se manifestar sobre o descumprimento da medida judicial. Quanto à majoração da multa, a juíza pediu mais diligências às agências para verificar o andamento do cumprimento da liminar.

A presidente do Sindicato, Suzineide Rodrigues, comemorou a decisão da magistrada. “Ela avaliou que realmente não cabia [o pedido de prisão], é um exagero da OAB-PE. Como qualquer entidade, a OAB tem seus direitos e devem ser respeitados, mas nossa greve é legal”, afirmou Suzineide.

A presidente contou que a juíza convidou a classe dos bancários e representantes do sindicato patronal para uma audiência de conciliação. “Foi uma atitude bastante prudente. Tem que dar uma baixada no fogo para achar uma solução. Sabemos que a greve tem se prolongado muito, mas os banqueiros não querem pagar nem a inflação”, explicou.

Impasse – Nas últimas rodadas de negociação, realizadas esta semana, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) ofereceu um reajuste salarial de 7%. Os bancários, no entanto, reivindicam um aumento de 14,78%.

De acordo com o sindicato em Pernambuco, das cerca de 625 agências existentes no estado, pelo menos 562, ou seja, 90% estão fechadas por causa da paralisação. No dia 16 de setembro, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Pernambuco conseguiu na Justiça uma liminar determinando que 30% das agências voltem a funcionar, no mínimo, duas horas por dia. Em resposta, o sindicato informou que caberia aos bancos cumprir a liminar, mobilizando os funcionários que não aderiram à greve.

Movimento nacional – Bancários em quase todo o país entraram em greve no dia 6 de setembro por tempo indeterminado. A paralisação foi aprovada em assembleia no dia 1º deste mês, segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf). Ainda de acordo com o órgão, nesta segunda-feira (3) 13.245 agências e 29 centros administrativos estavam com atividades paralisadas no país, o que corresponde 56% de adesão da categoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário