Quem manda no Rio sou eu: Rafaela Silva vence líder do ranking e é ouro no judô

Rafaela Silva comemora o ouro no judô.O sorriso brasileiro desta segunda-feira é dourado.

A judoca Rafaela Silva ganhou a medalha de ouro na categoria leve do judô, na Arena Carioca 2, na Barra. Com um wazari, ela bateu na final Sumiya Dorjsuren, da Mongólia e atual líder do ranking, para dar ao Brasil sua segunda medalha nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Aos 24 anos, Silva volta a fazer de sua casa um porto seguro. Nascida no Rio, ela repete o roteiro de 2013, quando a cidade sediou o Mundial de judô, no qual ela se sagrou campeã na mesma categoria.

"Em 2014 e 2015 ninguém treinou mais do que eu. Torcida estava ajudando bastante, balançando o ginásio, e eu não podia decepcionar", declarou à ESPN Brasil. 

Ela ainda conquistou a primeira medalha do judô brasileiro na Olimpíada. Visto como carro-chefe, o esporte passou em branco no sábado e no domingo. Sarah Menezes e Felipe Kitadai perderam na repescagem na categoria ligeiro; Érika Miranda (meio-leve) foi derrotada na disputa do bronze, enquanto Charles Chibana (meio-leve) e Alex Pombo (leve) caíram na estreia.

Além dela e de Dorjsuren, Telma Monteiro, de Portugal, e Kaori Matsumoto, do Japão, medalhistas de bronze, completam o pódio.

A trajetória do ouro

Na estreia, Silva passou sem dificuldades pela alemã Myriam Roper, com vitória em apenas 46 segundos. A rival de 34 anos, uma das mais velhas do circuito, já era freguês da brasileira - agora, são dez derrotas em dez duelos entre elas, sendo quatro só em 2016. Depois, ela eliminou a sul-coreana Jandi Kim, vice-líder do ranking e terceira colocada no World Masters deste ano.

Na sequência, nas quartas, ela superou a húngara Hedvig Karakas, que a havia eliminado na Olimpíada de 2012. Na semifinal, a "vítima" foi a romena Corina Caprioriu, medalhista de prata há quatro anos, em uma luta nervosa e decidida apenas no golden score.

Até, enfim, ela fechar o dia vitorioso com o ouro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário