MEC esclarece dúvidas sobre inscrição do Enem

enem-2016

Mais de 2 milhões de candidatos já fizeram a inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), segundo o Ministério da Educação (MEC). Até ontem (11) havia 2.028.254 inscritos. Interessados em participar da avaliação devem se cadastrar até sexta-feira da próxima semana, dia 20. O pagamento da inscrição, no valor de R$ 68, pode ser feito até 25 de maio. As provas estão marcadas para 5 e 6 de novembro.

Nos três primeiros dias de inscrição no Enem surgiram algumas dúvidas dos estudantes. Veja algumas delas com os esclarecimentos do MEC/Inep

1 – Conclui minha inscrição. Posso modificar alguma informação depois?

É possível, conforme o Inep, alterar qualquer informação, com duas exceções. Uma vez concluído, não é permitido mexer mais nas respostas do questionário socioeconômico nem nos dados de conclusão do ensino médio. Mas o sistema permite modificar informações pessoais, local de prova, senha ou tipo de atendimento. Portanto, estudantes, atenção redobrada ao preencher o questionário e os dados sobre seu ensino médio.

2 – Quem tem direito à gratuidade?

A isenção do pagamento da taxa de inscrição é automática para o estudante que concluir, este ano, o 3º ano do ensino médio em escola pública. Também estará liberado do pagamento da taxa o candidato que declarar carência. Vale lembrar que o Inep pode, a qualquer tempo, pedir ao estudantes comprovação de carência, com apresentação de documentos listados no edital.

3 – A isenção é concedida automaticamente ou o candidato tem que esperar algum prazo? 

A confirmação da isenção de taxa e da declaração de carência é automática, ou seja, sai na mesma hora. Apenas os participantes que pagam a Guia de Recolhimento da União (GRU) têm a inscrição confirmada cinco dias após o pagamento.

Caso haja mais alguma dúvida, o MEC orienta o candidato a entrar em contato com a Central de Atendimento do Inep: 0800-616161 (ligação gratuita)

Oportunidades – Por quê é importante participar do exame? Porque é com a nota do Enem que qualquer pessoa que concluiu o ensino médio poderá concorrer a mais de 228 mil vagas em 131 instituições públicas de ensino superior. O preenchimento das vagas, nessas universidades e institutos, é feito pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), coordenado pelo MEC e que usa exclusivamente a nota do Enem.

De Pernambuco participam do Sisu todas as quatro universidades públicas e dois institutos federais: UFPE, UFRPE, UPE, Univasf, IFPE e IF do Sertão. Nas três federais 100% das vagas vão para o Sisu. Na UPE são 50% das vagas (os outros 50% são preenchidos por meio do Sistema Seriado de Avaliação, SSA).

A nota do Enem é usada também para selecionar bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni), que disponibiliza vagas para jovens carentes em faculdades particulares. Com o resultado do exame é possível ainda se candidatar ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Para quem é universitário o Enem servirá para participar do programa de intercâmbio Ciência sem Fronteiras.

Outras opções para o público em geral são ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) ou obter a certificação do ensino médio (nesse caso é preciso ser maior de 18 anos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário