Para evitar fraude, concurso da Polícia Militar será monitorado pelo MPPE

Para garantir a segurança do concurso público da Polícia Militar de Pernambuco, com inscrições encerradas no último domingo, o Ministério Público irá acompanhar todas as etapas das provas e a divulgação dos resultados. Uma reunião entre promotores de Justiça de Defesa do Patrimônio Público da Capital, representantes das secretarias estaduais de Administração e de Defesa Social com integrantes do Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (IAUPE/Conupe), empresa organizadora do certame, definiram estratégias. No total, mais de 121 mil pessoas se inscreveram no concurso.

“Quem organiza um concurso dessa dimensão tem que estar disposto a adotar o maior número possível de medidas de segurança, sob pena de que haja questionamentos posteriores quanto à legalidade do certame. Isso não só causa muito prejuízo aos candidatos, como macula a imagem da empresa organizadora”, alertou a promotora Lucila Varejão. No último concurso da PM, em 2009, foram registradas várias denúncias de fraudes no que diz respeito à desorganização da banca, falhas no armazenamento e manuseio dos cadernos de prova e revista inadequada para coibir o uso de aparelhos eletrônicos.  “Não podemos admitir que volte a acontecer situação semelhante”, disse o promotor Eduardo Cajueiro.

Foi solicitado ainda que a comissão do concurso informe ao Ministério Público sempre que houver alterações no edital. “Também é importante termos diálogo franco sobre as medidas de segurança que serão adotadas para o armazenamento das provas e a fiscalização dos candidatos no dia da prova”, afirmou Cajueiro. O coordenador do IAUPE/Conupe, Gledeston de Melo, explicou as medidas adotadas durante as provas escritas. “Em relação aos cadernos de provas, já adotamos a prática de utilizar capas, de modo que o conteúdo das provas não é visível através do envelope. Além disso, aumentamos o número de detectores de metal no acesso ao prédio, aos banheiros e às salas de aula”, afirmou.

Três fases do concurso estão previstas: no dia 29 de maio acontecem as provas escritas. Os aprovados passarão pela etapa de teste de aptidão física entre 27 de junho e 18 de julho e, por fim, avaliação psicológica entre 30 de julho e 10 de agosto. Há 1,5 mil vagas disponíveis. O MPPE propôs que a IAUPE respeite os prazos previstos no edital para responder a recursos, fundamentando as respostas tanto no caso de deferimento como indeferimento de pedidos. Os exames físicos devem ser realizados apenas por profissionais especializados, a fim de garantir isonomia aos candidatos. (Via: JC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário