IBGE diz que aceleração da taxa de desemprego foge do padrão de outros anos

empregosA aceleração no ritmo de crescimento da taxa de desemprego no mês de julho chama a atenção, já que foge do padrão verificado em anos anteriores, afirmou a técnica Adriana Beringuy, da Coordenação de Trabalho e Rendimento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo ela, a taxa costuma crescer no primeiro trimestre, quando trabalhadores temporários contratados para as festas de fim de ano são dispensados, mas a tendência de alta é interrompida após os três primeiros meses do ano.
“Chama a atenção a aceleração da taxa, que não se interrompeu depois do primeiro trimestre. A taxa não ficou estável, continuou crescendo, a ponto de continuar sendo muito maior do que no ano passado”, afirmou Adriana. Em julho, a taxa de desemprego chegou a 7,5%, um avanço de 0,6 ponto porcentual em relação ao mês anterior. Uma diferença mensal nessa magnitude só foi observada no início deste ano. Em relação a julho do ano passado, a alta foi de 2,6 pontos porcentuais, a maior já vista na série.
“Isso ocorre pelo aumento da desocupação. O que provavelmente está acontecendo é que as pessoas sentem mais necessidade de buscar emprego”, explicou a técnica. Segundo ela, a queda na renda tem um peso importante nessa decisão. Em julho ante igual mês do ano passado, o rendimento médio dos trabalhadores caiu 2,4%, a sexta queda consecutiva nesta comparação.
“O rendimento do trabalho é o que mais pesa no rendimento de um domicílio. Se está havendo redução no rendimento do trabalho e pessoas sendo demitidas, o rendimento do domicílio como um todo é afetado. Esse é o principal motivo para que pessoas que não estavam pressionando o mercado de trabalho, principalmente jovens, por motivos de estudo, agora passem a fazê-lo”, disse Adriana.
Fonte: Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário