MEC aponta erros em matéria do ‘Bom Dia Brasil’ sobre Fies

fiesNa manhã desta segunda-feira (27), o Bom Dia Brasil , da TV Globo, veiculou uma reportagem sobre o Fies, apontando que mais de 200 mil alunos foram prejudicados por não conseguirem renovar o crédito estudantil do governo. “Mudar a regra no meio do jogo é complicado. E esses estudantes não sabem nem por que foram cortados”, diz a matéria.
O Ministério da Educação publicou uma nota oficial em seu site rebatendo essa e outras informações da reportagem que, segundo o órgão, contém “incorreções”. “Não existem ‘200 mil contratos’ do Fies que deixaram de ser renovados. Conforme informado à emissora, o balanço final será apresentado no decorrer desta semana, já que o prazo para renovação se encerrou no dia 15 último. O MEC reafirma, porém, que os levantamentos preliminares apresentam um número inferior a 100 mil”, diz a nota.
Outro ponto levantado pela reportagem são os juros. “Mesmo quem conseguiu renovar vai pagar juros maiores, que passaram de 3,4% para 6,5%, ao ano.” O MEC, por sua vez, contrapõe o dado. “Essa informação não é correta. A mudança na taxa de juros só vale para os novos contratos, que serão firmados a partir do segundo semestre deste ano.”
Bom Dia Brasil informou ainda que prazo de renovação foi prorrogado três vezes, que o sistema ficou fora do ar e, com isso, beneficiários reclamam por não conseguir renovar pelo computador.  “O sistema online de renovação do Fies, aberto desde o dia 31 de janeiro, apresentou problemas técnicos no período de 23 de janeiro a 7 de março último. Tais falhas foram solucionadas, e o sistema vem funcionando perfeitamente desde 8 de março, o que permitiu o aditamento de mais de 1,8 milhão de contratos”, respondeu o órgão.
A nota reforça que os estudantes que já estão no Fies e que não realizaram o aditamento referente ao primeiro semestre de 2015 podem fazê-lo durante o período de renovação do segundo semestre, que terá início no próximo dia 3 de agosto.
Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário