Brasileiros pagam fortuna trilionária em impostos

O que você faria com 35,5% de sua renda anual? Provavelmente investir, empreender ou simplesmente adquirir bens e serviços seria a resposta de todos os leitores. No entanto, essa é a parcela que boa parte dos brasileiros paga ao Estado brasileiro — seja União, estados ou municípios — a título de tributos. De acordo com a ferramenta Impostômetro, até o momento cerca de R$ 1,32 trilhão em impostos (e contando) já foram pagos pelos contribuintes desde o primeiro dia de janeiro até hoje.
Para o advogado tributarista Cristiano Xavier, do escritório Xavier Advogados, os números assustam e comprovam que o dinheiro investido no Brasil é grande, mas poucos se beneficiam com ele. “A situação é grave, pois os números indicam a realidade e não podemos continuar fechando os olhos. Por hora nós pagamos mais de 170 milhões e não nos perguntamos para onde esse dinheiro está indo”, alerta.

Para onde vai?

O dinheiro pago em impostos é utilizado diretamente pelo Governo Federal, que destina uma fatia considerável de volta aos 26 estados e 5.570 municípios para serem aplicadas em saúde, educação, programas de transferência de renda, transporte e segurança pública. “No entanto, as pessoas se questionam como pode o país enfrentar os problemas graves em todas essas áreas com tanta arrecadação”, diz o advogado.
Mesmo cidadãos isentos do pagamento do Imposto de Renda e que não utilizam CNPJ têm a sua participação no Impostômetro. Isso porque, no Brasil, os tributos também recaem sobre o consumo — ou seja, todos os encargos que as empresas têm com trabalhadores, logística e burocracia são repassados para o cliente final. Fonte: Administradores

Nenhum comentário:

Postar um comentário