Pernambuco vacina apenas 68,75% do público alvo da campanha contra a gripe

A campanha nacional de vacinação contra a gripe termina na sexta-feira (10), nos postos de saúde de todo o país. Em Pernambuco, 998.275 pessoas foram imunizadas, o que representa 68,75% do público total. A expectativa do Ministério da Saúde era vacinar, pelo menos, 80% dos grupos prioritários. Em todo o Brasil, a vacinação atingiu 84% da meta. O Governo Federal recomenda aos estados e municípios que não atingiram a meta reforçar as ações para garantir a cobertura mínima de 80% a todos os grupos.
Neste ano, devem ser vacinados os indígenas, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, crianças com idades entre seis meses e dois anos, idosos (a partir de 60 anos), trabalhadores de saúde, portadores de doenças crônicas e pessoas privadas de liberdade. Em Pernambuco, ainda será feito um trabalho com a população carcerária.
A vacina demora até 15 dias para produzir anticorpos protetores contra a influenza. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o percentual de hospitalizações por pneumonias e 39% a 75% a mortalidade global. Entre os idosos, pode reduzir o risco de pneumonia em aproximadamente 60%, e o risco global de hospitalização e morte em cerca de 50% a 68%, respectivamente. (De Agência)

Nenhum comentário:

Postar um comentário