Ceará tem o menor salário médio do País, segundo IBGE

O salário médio mensal do cearense é o menor do Brasil, ficando em R$ 1.599,40 (2,3 salários mínimos), segundo os dados referentes a 2011 doCadastro Central de Empresas (Cempre), divulgados nesta sexta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A situação mostrada no Estado, conforme o chefe da unidade estadual do IBGE no Ceará, Francisco Lopes, é um reflexo do que acontece no Nordeste. Ele explica que a grande quantidade de pessoas ganhando salário mínimo provoca essa média tão baixa.
“Tem muita gente ganhando salário mínimo. Por isso fica tão baixo e isso não acontece só no Ceará, mas é uma realidade do Nordeste. No Sul e Sudeste, o número de pessoas com apenas 1 salário é menor, o que deixa a média mais alta”, esclarece o chefe da unidade no Ceará.
Além do Ceará, os outros estados mal classificados são Alagoas, Paraíba e Piauí, com uma média de 2,4 salários mínimos. Os maiores salários médios ficaram com Distrito Federal (6,3), Rio de Janeiro (3,9), São Paulo e Amapá (3,8). O levantamento considerou o valor médio anual do salário mínimo de R$ 544, em 2011. - Fonte: Diário de Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário