Prefeito de Belém do São Francisco - PE, Gustavo Caribé, cede entrevista e fala acerca de Política, Carnaval e Viagens


                Convidado do programa Espaço Aberto, da Rádio Educadora AM, de Belém do São Francisco – PE, apresentado por Gilmar Dantas e Izaurino Brazil, Gustavo Caribé, prefeito do município, esclarece, em entrevista, questões políticas de interesse social, além de falar acerca do grande Carnaval realizado em 2013 e de viagens relacionadas ao seu exercício político.

                Inicialmente, o tema da entrevista voltou-se ao Carnaval realizado pelo município em 2013. Uma constante na fala do prefeito foi a manutenção da tradição de Belém do São Francisco nas festividades momescas em Pernambuco, sendo um dos principais polos de festa do interior do estado. Que a cidade, como era de se esperar, viveu dias de muita movimentação e alegria o prefeito não esqueceu, mas o que mais foi ressaltado na entrevista foi mesmo o prestígio às diversas culturas e a superação das consequências da seca nos incentivos financeiros à festividade. Outro ponto de destaque levantado pelo prefeito esteve relacionado à prevenção do município quanto às previsões para o ano de 2013 – que são de mais seca. Logo, o governo deve estar preparado para enfrentar essa condição, que se estende assolando os sertanejos, cortando gastos, mas não interferindo negativamente na qualidade dos principais eventos do calendário municipal.

Contando com atrações musicais de renome nacional, além da presença de grupos representantes de símbolos da cultura regional, estadual e municipal, o município soube alternar entre os gostos mais diversos, realizando um dos melhores carnavais dos últimos anos.

                “Margareth [Menezes] é uma grande atração nacional. Fez um belo show. Ela, realmente, mexeu com o povo de Belém [do São Francisco] e de todas as cidades que estavam aqui, curtindo esse Carnaval. Havia uma sintonia muito bonita, muito gostosa entre a cantora e o povo. Isso foi muito bom! Um show que durou mais de duas horas e ela saiu daqui muito alegre e satisfeita, agradecendo, mais uma vez, o carinho de todo esse povo com a cantora”, disse.

                “Não perdi um dia só de Carnaval! Da quinta-feira, com as apresentações culturais de maracatu, de caboclinho, os bonecos gigantes nossos – daqui de Belém do São Francisco; a sexta, o sábado, o domingo, a segunda, a terça-feira, eu só fui embora quando acabou, três horas da manhã, e aí eu pude ir pra minha casa esperar a quarta-feira ingrata chegar, mas satisfeito e contente, porque sou folião, todo mundo sabe disso, e Carnaval a gente curte com o maior prazer. Temos a preocupação, enquanto prefeito, de fazer uma festa organizada, trazendo atrações que realmente agradem a comunidade, mas eu também sou do povo e estou lá no meio deles pulando e dançando meu frevo”, destacou.

Por fim, o prefeito já adiantou a preocupação com o Carnaval de 2014, visto que o número de turistas aumentou em 2013, agradecendo aos patrocinadores e às Secretarias Municipais e ressaltando a ausência de ocorrências policiais, apesar do grande número de foliões, e a tradição “família” do Carnaval de Belém do São Francisco.

A segunda parte da entrevista esteve literalmente voltada às questões políticas, já iniciando com o polêmico pronunciamento do ex-vice-prefeito do município, pai do vice-prefeito em atividade e atual vereador, Dr. Henrique Marcula, que oficializou o afastamento do seu grupo político do grupo liderado pelo prefeito Gustavo Caribé. O pronunciamento – realizado na última semana, na Câmara dos Vereadores –, causou um lamento profundo no prefeito Gustavo Caribé, que não fugiu ao tema proposto, destacando a importância política do vereador no município e a sincronia entre as suas formas de conduzir o trabalho à frente do corpo político municipal. “De repente, logo no início dessa gestão, gerou aí um clima de insatisfação que a gente procura até entender e não consegue, mas eu só tenho a lamentar profundamente”, afirmou Gustavo.

“Acreditava que essa união fosse durar até pra vida toda”, ressalta.

Um dos motivos declarados pelo vereador que justificam o seu afastamento é, segundo ele, a forma “unilateral de agir” do prefeito Gustavo Caribé, que controverte, afirmando que “suas atitudes são sempre de diálogo, de conversar, de discutir as decisões a serem tomadas”. “Nunca tive nenhuma atitude, que importe ao grupo, de decidir sozinho”, diz.

O prefeito exemplificou, para confirmar sua condição “plurilateral”, o trabalho com o mínimo possível de Secretarias, mas organizando a gestão de uma forma que venha a oferecer oportunidade a todos aqueles que preencham os requisitos necessários para tal. “Tudo estava bem acertado”, afirma.

No entanto, o prefeito aduz que, após as nomeações terem sido efetuadas, mesmo com o “ok” do vereador Dr. Henrique Marcula, o próprio vereador teria voltado atrás, dizendo que “não aceitaria aquela forma de preenchimento do Governo, porque ele queria a nomeação de uma certa pessoa a uma certa Secretaria”. Gustavo Caribé tentou esclarecer as limitações necessárias para este período, lembrando que o Governo está trabalhando “no limite da obrigação”, sendo impossível a nomeação de mais secretários, evitando, assim, um assumido erro cometido no início do Governo passado – quando “foram colocados vários contratados para, só depois, procurar os efetivos”. “Então, esse erro, se eu cometi no primeiro Governo, eu não posso repetir no segundo. A gente erra é pra aprender, não é pra continuar errando, não”, desabafa Gustavo. Porém, o mesmo declara que o vereador não quis compreender a situação, voltando a insistir na nomeação de uma Secretaria. Mas o prefeito, “plurilateral”, não pôde atender ao pedido.

“Não é só essa Secretaria que está em jogo aqui, não. Não existe só essa pessoa que almeja uma Secretaria. Existem tantas e quantas pessoas que almejam. E eu estou pedindo paciência a todos. O que eu posso ter nomeado até o momento são os que já estão nomeados. Aos outros, eu peço paciência, que, aos poucos, a gente vai compondo as peças, botando as peças no xadrez, cada uma no seu devido lugar. Eu não posso chegar e, em um dia, resolver tudo, não. (...) Estou tentando, ao máximo, me enquadrar dentro do que a Lei diz, mas existem pessoas que não estão nem um pouco preocupadas com isso”, revela o prefeito.

O vereador, em seu pronunciamento, citou: “—Eu, Henrique Marcula, não queria ser prefeito para não construir a orla de Belém do São Francisco”, prometendo, inclusive, apresentar um projeto, lembrando a visita do ministro Fernando Bezerra, durante a sua campanha, quando foi anunciado que já se teria, a nível de Governo Federal, a quantia de R$ 1.000.000,00 que seriam destinados a essa orla. Perguntado acerca destas “conversas” com o ministro, o prefeito Gustavo Caribé destacou que já existe um projeto para a orla, conhecido por todos, inclusive pelo próprio vereador, que, na época, era vice-prefeito. “O projeto existe. O projeto arquitetônico de engenharia, já orçado e já aprovado no Ministério da Integração, com Convênio já assinado, inclusive, e, como mesmo foi dito pelo Dr. Henrique, o próprio ministro, Fernando Bezerra, esteve aqui, reforçando e mostrando a todos de Belém que isso é uma verdade. Está lá. Nós estamos trabalhando incansavelmente para que esse recurso seja liberado o mais rápido possível, porque não é um sonho só meu; não é um sonho só do Dr. Henrique, mas é de toda a população belemita ver aquela orla revitalizada, pra que a gente possa ter um espaço de lazer decente, pra que a gente possa receber os turistas aqui em Belém do São Francisco, enfim, é um sonho nosso, meu, do Dr. Henrique, do Dr. Hugo, do Manuel Caribé, de todos os vereadores e, principalmente, de toda a população belemita. Então, eu tenho certeza que essa obra vai sair do papel. Não há o que falar aqui em projeto nesse momento. O projeto já existe! Projeto, inclusive arquitetônico, já orçado e aprovado pelo Ministério. O que se precisa é correr contra o tempo, pra que o Ministério libere o recurso, pra que a gente licite e faça a obra. E nisso nós já estamos trabalhando. O deputado Fernando Filho tem dado total apoio, pra agilizar a liberação desse recurso. Da mesma forma, o ministro Fernando Bezerra tem se empenhado, pra que esse recurso seja liberado o mais rápido possível. E diferente disso eu não estou. Estou empenhado a cada dia, pra que a gente possa licitar essa obra e construir”, assegura.

Perguntado acerca de outra citação do pronunciamento do vereador Dr. Henrique Marcula, que diz “não querer ser porta-voz de Governo que não escuta o povo” – fazendo, claro, referência ao Governo de Gustavo Caribé –, o prefeito admite “ouvir essa frase entendendo como um excesso de emoção”. “Ela [a frase] é totalmente fora da lógica a partir do momento em que ele foi quatro anos vice-prefeito meu e me apoiou numa eleição seguinte. Ele não poderia apoiar um prefeito que não fala com o povo”, conclui Gustavo, seguro de que o vereador não tem esse pensamento com relação à sua pessoa.

Já em resposta a um comentário feito pelo vereador – de que Gustavo, sabendo que ele tem pretensões de se candidatar à Prefeitura de Belém do São Francisco, não o apoiaria, lançando Gilmar Freire como candidato, mesmo com um antigo acordo firmado de que o Dr. Henrique o apoiaria nas suas duas candidaturas tendo o “retorno” com o fim de sua reeleição –, o prefeito Gustavo Caribé, aos risos, é direto: “—Dá até vontade de rir com uma pergunta dessa, com toda sinceridade! Olha, eu estou com um mês e meio como prefeito. Eu jamais tratei, com ninguém, sobre minha sucessão. Eu ainda estou compondo as peças, colocando as peças nos seus devidos lugares dessa gestão. Não há o que se falar em sucessão, nesse momento. Eu não estou nem um pouco preocupado com sucessão eleitoral, nesse momento. Isso não é nem assunto de fazer parte de roda de reunião que se trate de política. Não há a menor lógica em se tratar de um assunto desse num momento como esse. (...) Eu não posso estar falando em uma sucessão que vai ser daqui a quatro anos. Nós temos que centrar nosso pensamento e nossas opiniões dentro dessa gestão que nós estamos iniciando e que, se Deus quiser, vai dar tudo certo. (...) Agora, acordo político existe, é verdade. E o acordo que eu tinha com o Dr. Henrique era o de ele ser candidato a vice no primeiro e no segundo. Quem mudou a regra do jogo não fui eu. Ele, de última hora, faltando apenas dez ou quinze dias pra convenção, chegou dizendo que não seria mais o candidato a vice e colocou seu filho como candidato. (...) Se ele [Dr. Henrique] está se lançando candidato, ótimo. Ele tem todo o direito de ser candidato. O que ele não pode dizer é que eu estou faltando com a palavra, porque não lancei ninguém candidato a prefeito e nem nunca precisei de subterfúgio pra dizer quais são as minhas decisões. (...) Não preciso de desculpas pra dizer que ‘a’ é ‘b’ ou ‘c’ é ‘d’, não. Eu chego e digo ‘meu pensamento é esse, é o que eu defendo e vamos seguir em frente’”.

Gustavo Caribé defende o trabalho em conjunto com o povo, inclusive no momento da escolha do candidato à reeleição, afirmando que, “mais importante do que uma pessoa no grupo, é o povo e que é preciso saber quem o povo quer e em quem o povo confia”.

Encerrando a entrevista, o prefeito de Belém do São Francisco fala sobre as próximas viagens que fará representando o município, em busca de recursos. Nesta segunda-feira, o prefeito irá até a cidade de Serra Talhada, onde terá uma reunião com membros da CELPE; de lá, partirá para Recife, onde, na terça-feira, participará de reuniões na Secretaria de Agricultura e no IPA, tratando de assuntos relacionados à seca; na quarta-feira, o prefeito, com mais outros secretários, terá um encontro com o governador Eduardo Campos, em Gravatá, onde será apresentada a forma como ele vem gerindo o estado de Pernambuco, ajudando, tecnicamente, os prefeitos do interior. Sexta-feira, no máximo, o prefeito já terá retornado à cidade de Belém do São Francisco. Gustavo não descartou uma viagem à Brasília, ao mesmo tempo em que recorda de informar que, ainda nesta semana, também visitará a Secretaria de Esportes, visando tirar, de uma vez por todas, a reforma do Estádio Dr. Geraldo Lustosa – que já tem projeto pronto, orçado e aprovado pela Secretaria – do papel.

Por fim, o prefeito manifestou a sua opinião acerca da sucessão presidencial, após ser questionado sobre “o crescimento do nome de Eduardo Campos”, afirmando torcer pela investida do governador do estado, destacando o papel deste no cenário regional e nacional, além da sua enorme capacidade de gerir, sendo considerado o melhor governador do Brasil por várias vezes, assegurando o seu apoio, independentemente da candidatura ou não.

Da Redação do Espaço Notícias, Com Gilmar Dantas.

3 comentários:

  1. E REALMENTE ELE CONSEGUIO FAZER O PIOR CARVAVAL DE TODOS OS TEMPOS EM BELEM DO SÃO FRANCISCO, ORGANIZAÇÃO nota 0, ornamentação nota 0, até a bebida que os barraqueiros forão obrigados a vender não prestava, O PIOR CANAVAL QUE JA ACONTECEU EM BELEM>

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade!!as pessoas até hoje estão indignadas com as arbitrariedades ocorridas no carnaval!!!

      Excluir
  2. Alerta ao povo de belem,como pode um prefeito com quase 5anos de governo com todos os poderes ao seu favor, nas esferas estadual e federal e varios deputados do seu lado e mais o Ministro da integraçao e esse prefeito não consegeu fazer um projeto pra gerar emprego.As ruas de belem todas mal iluminadas,a entrada da cidade não nenhuma sinalizaçao visivél para motorisatas. Acorda povo de belém de são francisco.Enquanto o prefeito favorece seus concunhados o povo sofre.

    ResponderExcluir