Pernambuco agora tem 72 cidades reconhecidas em situação de emergência por conta da seca

     Pernambuco passou, nesta terça-feira (15), a ter 72 cidades reconhecidas em situação de emergência pelo governo federal. A lista com os nomes de municípios que estão sofrendo com os efeitos da seca no estado foi divulgada no Diário Oficial da União, através da Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional. Com o reconhecimento, a liberação de recursos para solucionar problemas da estiagem nesses locais deve ser acelerada.
     Três políticas do governo federal devem ser aplicadas com urgência nas cidades mais afetadas: o seguro do Garantia-Safra, o Bolsa Estiagem e a liberação do crédito para os agricultores, financiado pelo Banco do Nordeste.
     O seguro do Garantia-Safra é oferecido para agricultores e pecuaristas atingidos pela seca. Cada prejudicado recebe o auxílio de R$ 680, divididos em 5 parcelas. Os que não têm direito ao Seguro-Safra receberão a Bolsa Estiagem, no valor de 400 reais, também dividido em 5 parcelas, que serão pagas já a partir de maio. No último dia 27 de maio, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, liberou o crédito de R$ 1 bilhão para combate à seca no Nordeste.
     Para uma cidade ser considerada em estado crítico, são levados em consideração índices como a precipitação de chuva e perda de lavoura. De acordo com a Secretaria de Agricultura do estado, os índices de precipitação no Sertão foi abaixo de 30% do esperado e quase 100% das lavouras foram perdidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário